sexta-feira, 5 de março de 2010

PEDOFILIA

Quero escrever sobre pedofilia. Uma grande amiga postou em seu blog, sobre este assunto e me vi na mesma obrigação que ela. Cuidar das nossas crianças, não que eu as tenha, mas tenho sobrinhos e amigas com filhos, afora todas desse mundão de Deus. É sacrilégio molestar anjos. Violentar então, não poderia descrever aqui...
Estou colocando links aqui no Gavetas sobre o assunto, por favor denunciem se tiverem a mínima desconfiança de que alguma criança possa estar nessa situação horrenda.
Observem seus filhos, vizinhos e parentes se há algum indicio de abuso. Com certeza, elas gritam no olhar ou em gestos, modificam comportamentos e costumes quando algo está acontecendo.
CRIANÇA NÃO MENTE, com relação a este assunto. Mas oculta, por culpa. Sei do estrago que isso causa nas crianças, carrega-se por toda a vida.
É como uma prisão, sem direito a condicional. É como marcar sua alma a ferro e fogo. É crime sem perdão. Ferida infinita que disfarça a dor, mas nunca sara.
A pedofilia (também chamada de paedophilia erotica ou pedosexualidade) é a perversão sexual, na qual a atração sexual de um indivíduo adulto ou adolescente está dirigida primariamente para crianças pré-púberes (ou seja, antes da idade em que a criança entra na puberdade) ou para crianças em puberdade precoce. A palavra pedofilia vem do grego παιδοφιλια (paidophilia) onde παις (pais, "criança") e φιλια (philia, "amizade", "afinidade", "amor", "afeição", "atração", "atração ou afinidade patológica" ou "tendência patológica", segundo o Dicionário Aurélio
A pedofilia é um desvio da sexualidade que leva o indivíduo a se sentir sexualmente atraído por crianças e adolescentes. É uma forma de violência sexual.
O pedófilo é um indivíduo qualquer que costuma ser “uma pessoa acima de qualquer suspeita” aos olhos da sociedade, o que facilita sua atuação. A grande maioria dos pedófilos é composta de homens.
Como tem desejo sexual quase exclusivo por crianças e adolescentes, o pedófilo age de forma sedutora, conquistando a confiança deles. Há pedófilos que não fazem contato pessoal, embora o desejo exista.Em outros casos, porém, o encontro pessoal pode terminar em violência física ou sexual.
Reconhecer pedófilos é um atarefa difícil, pois muitas vezes são pessoas as quais se convive socialmente, sem motivo específico para desconfiança.
Não existe um consenso sobre seu perfil e, por isso mesmo, deve-se ter cuidado para não se levantar falsas acusações contra pessoas inocentes, atribuindo-lhes culpa de forma leviana.

Características que mais comumente se percebem no pedófilo:
  • Busca atenção e amizades infantis e prefere a companhia de crianças.
  • Procura agrada-las em demasia, parecendo “gostar” muito delas.
  • Sempre tentará ficar sozinho com as crianças e fotografá-las.

  • Presenteia muito, não mede gastos com crianças, tem dificuldades para se relacionar com adultos ou evita-os.
  • É sedutor, sendo em geral gentil e amável.

  • Procura manter em casa decoração atraente para crianças.

Essas características, apesar de comuns aos pedófilos, podem, também, ser identificadas em qualquer pessoa. Portanto, todo cuidado é pouco ao fazermos a denúncia.

Como a pedofilia e a pornografia acontecem
via internet?

As crianças e adolescentes podem ser enganados por pessoas inescrupulosas, que com elas estabelecem contato virtual, Essas pessoas fazem-se por jovens ou crianças da mesma idade para atrair o interesse com assuntos que agradam ás suas potenciais vítimas. Valem-se da curiosidade natural das crianças e adolescentes por coisas e pessoas novas.
Buscam conhecer os pontos de fragilidade das crianças e se valem disso, usando informações fornecidas pelas próprias crianças e adolescentes durante o contato pela internet. Os contatos têm inicialmente a intenção de identificar os gostos, preferências e pontos fracos, para criar, a partir daí, uma conversa atraente para suas vítimas.
A criança costuma ficar impotente diante de um “amigo” (na verdade, um agressor) que atua no sentido de anular sua capacidade de decisão, sugerindo um pacto que pode transforma-se em ameaça.
Quando ocorre uma situação de medo ou de constrangimento, a criança reage pela paralisia: não é capaz de reagir normalmente como faria em outro tipo de situação, dizendo “não quero” ou “não faço isso”, e o agressor sabe e se vale disso.
Crianças e adolescentes são facilmente induzidos a se identificar com promessas mágicas e vantajosas e acabam cedendo aos pedidos do abusador.
Aqueles que têm baixa auto-estima, os que não tem com quem dialogar e são pouco ouvidos pelos pais, os que não conseguem alguém para conversar sobre suas dúvida, de um modo geral são ainda mais facilmente atraídos pelas mensagens de um adulto e pela idéia de proteção que esse adulto “amigo” representa. Quanto mais a criança se sentir sozinha, mais estará sujeita a entrar nesse jogo de sedução.

Observe:

  • Se a criança ou adolescente fica on-line por horas a fio, a mais que o necessário para seus estudos ou entretenimento;
  • Se a criança ou adolescente, quando está conectado (a) à Internet, age procurando esconder ou fechar rapidamente a tela quando alguém se aproxima;
  • Se ela diminui suas atividades sociais, preferindo o computador á família ou amigos;
  • Se demonstra que conheceu alguém on-line de quem não pode falara muito, ou sobre quem não revela toda a verdade.
  • Fique alerta a quaisquer sinais de comportamento estranho, inadequado ou diferente de seu filho ou filha ou de algum adulto que lhe inspire suspeitas, mas procure não agir de maneira exagerada.


DENÚNCIAS:
Caso suspeite de alguém que esteja fazendo algo ilegal on-line, denuncie-o. A DENÚNCIA é a principal arma para frear as atividades ilegais. Mesmo quando você tem dúvida, procure pessoas e organizações competentes que se incubirão de fazer a devida apuração.
Saiba a quem recorrer em caso de suspeita de violência sexual infanto-juvenil:



Conselhos Tutelares- Os Conselhos Tutelares foram criados para zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes. A eles cabe a receber a notificação e analisar a procedência de cada caso, visitando as famílias. Se for confirmado o fato, o Conselho deve levar a situação ao conhecimento do Ministério Público.
Varas da Infância e da Juventude – Em município onde não há Conselhos Tutelares, as Varas da Infância e Juventude podem receber as denúncias. Outros órgãos que também estão preparados para ajudar são as Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente e as Delegacias da Mulher.

Para fazer a denúncia ou informar a suspeita, você pode ainda dirigir-se às autoridades policiais, ou optar pelos seguintes endereços:

http://www.cedeca.org.br/ - Centro de Defesa da Criança e do Adolescente.

www.censura.com.br - Campanha Nacional de Combate à Pedofilia na Internet.

www.denunciar.org.br/ www.dpf.gov.br - Departamento da Polícia Federal-Aceita denúncia clicando em “fale conosco” ou pelo e-mail dcs@dpf.gov.br

www.mj.gov.br-Ministério - da Justiça-Aceita denúncia mediante envio de e-mail para crime.internet@dpf.gov.br

www.rndh.gov.br-Rede - Nacional de Direitos Humanos – Grande Base de dados com contatos para denúncia contra racismo e também violência contra a criança.

www.andi.org.br/denuncie - Páginas de denúncios da ANDI – Vários links para denúncias de racismo, entre outros crimes.

www.portalkids.org.br - Kids Denuncia – Site exclusivo para denuncias contra pedofilia.


DISQUE 100 - Discagem Gratuita de Todo o Território Nacional.

FONTE: Cartilha do INSTITUTO WCF - BRASIL
http://www.wcf.org.br/

11 Comentários:

none disse...

Noite....

Eis o assunto que mais ja me provocou problemas emocionais e espirituais....e impossivel acreditar em tamanha catastrofe nesse mundo.Fico tão pertubada com este ato de horror contra nossos anjos que cheguei a desacreditar nos anjos de guarda,nos quais eu tinha tanta segurança....só resta pedir aos espiritos de luz que orai por nossos filhos.

Cleiton Heredia disse...

Vim aqui "fuçar" nas suas gavetas e gostei do que encontrei.

Voltarei outras vezes.

Parabéns pelo blog.

lis disse...

Oi Lídia
Muito útil e completa sua postagemn sobre pedofilia, esse crime horrendo que assusta nossas familias.
Pra mim veio a calhar os sites e mais informações sobre os conselhos tutelares , tenho pensado seriamente em procurá-los, nao por pedofilia ,mas tenho conhecimento já averiguado e infelismente real, ( vizinha ), de uma adolescente com maus tratos em casa e que há uns 15 dias atrás foi hospitalzada por ingerir cartelas e cartelas de comprimidos , tentando o suicidio, seríssimo o assunto também, naõ é?
12 anos , impossível cruzar os braços e esperar que aconteça de novo. A escola foi informada, qdo liguei ja sabia , nao sei que atitude tomou.Eu sei qual vou tomar,como cidadã e mae.
Obrigada pela consciencia de usar seu espaço pra um assunto tao triste, chocante e real.
abraços

Pelos caminhos da vida. disse...

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Mulher...
Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar
Mulher,
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua família
Mulher
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço
Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha...

Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas, admiradas todos os dias...

Para você, Mulher tão especial...

(autor desconhecido).

beijooo.

Lidia Ferreira disse...

Minha querida , adorei seu texto e bem completo , estou com 2 blogs de amigos fazendo a campanha castração química , se voce quiser saber mais eu posso te enviar ou vc pode dar uma olhada
http://corderosachoque22.blogspot.com/2009/12/resumo-da-castracao-quimica.html

Querida vou fazer dois selos para voce dar ao seus seguidores e um banner de presente , pois notei que vc não tem , aguarde , ha preciso do seu e-mail ta
bjs

Lidia Ferreira disse...

Querida eu tenho msn
lidia_brferreira@hotmail.com

se voce tiver me add , hoje estarei nele a tarde toda
bjs

Lidia Ferreira disse...

Querida não esqueça de me mandar o seu e-mail eu ja fiz o selinhos mas preciso do seu e-mail para te mandar os códigos ,assim voce vai poder guardar ate o dia certo
lidia _bferreira@terra.com.br
bjs

DIVERSOS disse...

Oi,
Lí,
amiga, um post fantástico muito, muito bom mesmo. Belissíma iniciativa e como o beija-flor temos que fazer a nossa parte. Parabéns por estar fazendo isso e muito bem... Passei aqui para uma visitinha básica, para matar as saudades e ver as novidades e encontro um post mravilhoso é tudo de bom! Bom dia pra você, beijão no seu coração e fca com Deus.

Josy

Lidia Ferreira disse...

Querida tem um selo pra vc no meu blog
bjs
http://meusparceiroseamigos.blogspot.com/2010/03/planeta-da-blogueira.html

TÂNIA CAVALHEIRO disse...

LIDIA, que honra ser tua AMIGA!

Tua matéria sobre PEDOFILIA é pra lá de esclarecedora...Que sirva pra que algumas pessoas abram os olhos e vigiem; não suas crianças, MAS QUEM AS CERCA.

PARABÉNS!

E obrigada por existir, mais uma vez!
Beijo de almas!

Silvia Cristina disse...

Oi Lidia.
Parabéns pelo post.
Menina fiquei aqui imaginando a cena, sobre a criança ficar paralisada. Triste isso. Imaginar meu filho (ou qq criança) nessa situação é triste. Monstruoso demais fazer isso, roubar a inocência de uma criança, se aproveitar dela.
Mais uma vez parabéns.

Beijos